Títulos de Transporte

 

Novo sistema de bilhética

 Os cartões inteligentes sem contacto, inserem-se num contexto de modernidade/acessibilidade aos transportes independentemente de serem Rodoviários, Ferroviários, Marítimos ou Metros.

 A sua criação, deriva da necessidade de diminuir e acabar com a fraude, melhorar a oferta com a introdução de mais títulos de transporte, receber antecipadamente a receita dos títulos, diminuir os tempos de imobilização nas paragens, senão vejamos:

 MELHORAR A OFERTA

 É possível melhorar e diversificar a oferta de títulos de transporte. Com o cartão sem contacto, pode ser analisada com mais rigor, a utilização dos passageiros pelo transporte, a sua frequência, os tempos de circulação em vazio. Os relatórios fornecidos pelo sistema, são importantes para analisar como estão a ser usados os veículos de transporte.

 É igualmente possível analisar com maior rigor a lotação dos veículos para poder diversificar o uso dos diversos títulos, como os estudantes, os reformados e outros, através da implantação de tempos horários para a sua utilização, impedindo a sua circulação muitas vezes em horas de ponta, facilitando por outro lado a utilização dos transportes, em horas com menos passageiros.

 Antes da utilização dos sistemas de cartão sem contacto, a ocupação, era feita através de resultados aproximados, porque os equipamentos existentes, registavam os títulos vendidos, mas os títulos de vinhetas não eram normalmente registados, dado serem verificados visualmente pelos motoristas ou revisores e estes normalmente não fazerem a introdução de dados manuais, por alegada falta de tempo ou mesmo falta de motivação para a função.

 Agora, os cartões sem contacto, registam electronicamente a origem e destino e são controlados pelo sistema, com benefícios na recolha da informação e disponibilização desta para análise, dispensando a colaboração dos motoristas e os inquéritos aos passageiros, morosos e dispendiosos.

 ACABAR COM A FRAUDE

 Os novos títulos, são de controlo electrónico, onde os dados de identificação tanto dos passageiros como dos próprios títulos, bem assim como a discriminação dos percursos e até horários onde o título pode ser usado, podem estar contidos no Chip electrónico do título.

 O motorista e o passageiro são sempre informados, através de mensagem e sinal sonoro, se o título está, ou não, válido e qual o saldo em viagens ou mesmo até em Euros que o título contém.

 DIMINUIÇÃO DOS TEMPOS DE IMOBILIZAÇÃO NAS PARAGENS

 Os tempos de imobilização nas paragens, para entrada e saída de passageiros, é conjuntamente com os problemas de saturação de trânsito nas vias, sejam urbanas ou não, um factor impeditivo para os cumprimentos de horários.

 A entrada e saída de passageiros, deve ser rápida. Se as saídas de passageiros, são normalmente rápidas, já na entrada não sucede o mesmo. O pagamento de títulos de transportes ao motorista do autocarro e quase sempre a necessidade da entrega de troco pela importância paga, torna as operações de entrada de passageiros muito lenta.

 Com o cartão sem contacto os tempos de imobilização nas paragens, diminuem substancialmente.

 

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